sexta-feira, 10 de junho de 2016

1º Caderno Pedagógico Reflexões para a implementação da Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola.

As práticas de violências, bullying, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying, depredação do patrimônio público, entre outras questões sociais, têm tomado dimensões maiores de visibilidade nas últimas décadas, em toda a sociedade, sobretudo nas unidades escolares.
Essas são questões complexas que impõem à área da educação a necessidade de embasamentos legais, teóricos e de formação para a reflexão e a proposição de práticas pedagógicas que possibilitem, cada vez mais, aprender a arte de conviver como forma imprescindível para a construção de uma sociedade que cultive relações humanizadas de respeito entre as pessoas.
Como parte integrante da Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola e dos debates educação e prevenção e educação em direitos humanos, no Plano Estadual de Educação decênios 2015-2024 e na Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, apresentamos o 1º Caderno Pedagógico, que objetiva subsidiar a implementação da referida política nas unidades escolares da educação básica e nas diversas modalidades de ensino.
O Caderno inicia prefaciando com reflexões sobre a violência e a paz, inspiradas na obra de arte do artista plástico Candido Portinari, em especial, nos painéis Guerra e Paz. Foi por intermédio desta obra que o artista conclamou a humanidade para unida lutar pela paz e dar um basta na guerra. Nessa perspectiva, convidamos os profissionais da educação, das escolas e das gerências de educação, para implementarmos, nas unidades escolares, a mensagem que emana das referidas obras de arte.
Este caderno é fruto do trabalho coletivo do Núcleo de Educação e Prevenção às Violências na Escola/ NEPRE da Secretaria de Estado da Educação/SED, juntamente com outros profissionais da educação que foram convidados, pela sua experiência e realidades de enfrentamento, a tomar parte dessa empreitada, isto é, um trabalho produzido a muitas mãos. O objetivo principal é apresentar subsídios a todos os profissionais da educação, especificamente aos coordenadores dos NEPREs das Gerências de Educação-GEREDs e NEPREs/Escolas, para que possam atuar nas ações de prevenção e nas situações de ocorrência de violência na escola. Não pretende ensinar e nem tampouco ser um receituário sobre o que deve ser feito para resolver problemas tão complexos, mas, sim, sugerir reflexões importantes e oferecer possibilidades de ação para lidar melhor pedagogicamente com a complexidade das demandas que eclodem no contexto escolar. Ao mesmo tempo, vislumbra o envolvimento dos protagonistas da escola, profissionais da educação, estudantes, famílias
e/ou responsáveis, entidades democráticas da escola e a participação da comunidade do seu entorno, a trabalhar em rede.
Desejamos que este caderno seja capaz de auxiliar os profissionais da educação, sobretudo, os professores e as professoras em sua prática pedagógica e educativa de prevenção para a resolução não violenta dos conflitos.
Contribuindo, ainda, para a construção da cultura de paz, fundamentada no respeito à vida, no reconhecimento e respeito à diversidade humana e nos princípios dos direitos individuais e coletivos.
Assim, para fortalecer a continuidade da Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola produzimos o 1º Caderno Pedagógico Reflexões para a implementação da Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola.
Este caderno indica que o diálogo, que requer escuta qualificada, é o método a ser exaustivamente praticado; é com ele que vamos modulando novas e transformadoras relações dentro e fora do contexto escolar.
A seleção dos conteúdos aqui apresentados foi realizada com base nessa escuta, foi ouvindo os NEPREs/ GEREDs e os NEPREs/Escola que os temas mostraram-se urgentes, não são os únicos e nem os saberes sobre eles se esgotam, ao contrário, muitos outros cadernos pedagógicos podem e devem ser produzidos, inclusive diretamente pelas escolas.

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