As práticas de violências, bullying, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying, depredação do patrimônio público, entre outras questões sociais, têm tomado dimensões maiores de visibilidade nas últimas décadas, em toda a sociedade, sobretudo nas unidades escolares.
Essas são questões complexas que impõem à área da educação a necessidade de embasamentos legais, teóricos e de formação para a reflexão e a proposição de práticas pedagógicas que possibilitem, cada vez mais, aprender a arte de conviver como forma imprescindível para a construção de uma sociedade que cultive relações humanizadas de respeito entre as pessoas.
Como parte integrante da Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola e dos debates educação e prevenção e educação em direitos humanos, no Plano Estadual de Educação decênios 2015-2024 e na Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, apresentamos o 1º Caderno Pedagógico, que objetiva subsidiar a implementação da referida política nas unidades escolares da educação básica e nas diversas modalidades de ensino.
O Caderno inicia prefaciando com reflexões sobre a violência e a paz, inspiradas na obra de arte do artista plástico Candido Portinari, em especial, nos painéis Guerra e Paz. Foi por intermédio desta obra que o artista conclamou a humanidade para unida lutar pela paz e dar um basta na guerra. Nessa perspectiva, convidamos os profissionais da educação, das escolas e das gerências de educação, para implementarmos, nas unidades escolares, a mensagem que emana das referidas obras de arte.
Este caderno é fruto do trabalho coletivo do Núcleo de Educação e Prevenção às Violências na Escola/ NEPRE da Secretaria de Estado da Educação/SED, juntamente com outros profissionais da educação que foram convidados, pela sua experiência e realidades de enfrentamento, a tomar parte dessa empreitada, isto é, um trabalho produzido a muitas mãos. O objetivo principal é apresentar subsídios a todos os profissionais da educação, especificamente aos coordenadores dos NEPREs das Gerências de Educação-GEREDs e NEPREs/Escolas, para que possam atuar nas ações de prevenção e nas situações de ocorrência de violência na escola. Não pretende ensinar e nem tampouco ser um receituário sobre o que deve ser feito para resolver problemas tão complexos, mas, sim, sugerir reflexões importantes e oferecer possibilidades de ação para lidar melhor pedagogicamente com a complexidade das demandas que eclodem no contexto escolar. Ao mesmo tempo, vislumbra o envolvimento dos protagonistas da escola, profissionais da educação, estudantes, famílias
e/ou responsáveis, entidades democráticas da escola e a participação da comunidade do seu entorno, a trabalhar em rede.
Desejamos que este caderno seja capaz de auxiliar os profissionais da educação, sobretudo, os professores e as professoras em sua prática pedagógica e educativa de prevenção para a resolução não violenta dos conflitos.
Contribuindo, ainda, para a construção da cultura de paz, fundamentada no respeito à vida, no reconhecimento e respeito à diversidade humana e nos princípios dos direitos individuais e coletivos.
Assim, para fortalecer a continuidade da Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola produzimos o 1º Caderno Pedagógico Reflexões para a implementação da Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola.
Este caderno indica que o diálogo, que requer escuta qualificada, é o método a ser exaustivamente praticado; é com ele que vamos modulando novas e transformadoras relações dentro e fora do contexto escolar.
A seleção dos conteúdos aqui apresentados foi realizada com base nessa escuta, foi ouvindo os NEPREs/ GEREDs e os NEPREs/Escola que os temas mostraram-se urgentes, não são os únicos e nem os saberes sobre eles se esgotam, ao contrário, muitos outros cadernos pedagógicos podem e devem ser produzidos, inclusive diretamente pelas escolas.
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